segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Inauguração do novo EDI - Maria Luiza Nobre - 01/08/2013

Fotos: Beth Santos e Ricardo Cassiano

O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, inauguraram na primeira quinta-feira de agosto (01/08) mais um Espaço de Desenvolvimento Infantil em comunidade pacificada – o quarto entregue nesta semana – e uma escola de Ensino Fundamental, em Santa Cruz. Com o EDI do Andaraí, já inaugurado também, aumenta em 1275 a oferta de vagas para creches e pré-escolas na cidade.
Batizado em homenagem a uma antiga moradora do Morro da Coroa, a Tia Luizinha, que durante 52 anos tomou conta de crianças da comunidade para que suas mães pudessem trabalhar fora. O EDI Maria Luiza Nobre , no Catumbi, oferece 250 vagas para crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses. O prédio localizado na Rua Itapiru 527, principal acesso à comunidade, tem sete salas de atividades, dois berçários, refeitório, cozinha e um lactário. O novo espaço reúne creche e pré-escola no mesmo ambiente, o que permite maior atenção à educação na primeira infância.

— Fizemos questão de eternizar uma pessoa que é referência para a comunidade. A escola é um lugar onde se vive os melhores momentos da vida. Sem dúvida, o processo de pacificação nos permitiu trazer dignidade e serviços aos moradores. E, aqui no Edi, a gente constrói o futuro da cidade — disse Paes.

O comandante da Unidade de Polícia Pacificadora das comunidades da Coroa, Fallet e Fogueteiro, Major Senna , lembrou que onde está localizado o novo Edi era um depósito de entulhos, o que influenciava negativamente a autoestima dos moradores:

— Onde foi construída a creche era uma área completamente degradada, com risco de doenças. As obras deram uma nova estética à entrada da comunidade, que passou a sentir orgulho de morar aqui. Além disso, é fundamental para a pacificação que os serviços cheguem até às comunidades.

O Morro da Coroa recebeu diversas intervenções da Prefeitura do Rio que melhoraram a qualidade de vida dos moradores, como as obras da Secretaria de Habitação, que levou urbanização para a região, com implantação de rede de água e esgoto, drenagem e pavimentação de vias e instalação de pontos de coleta de lixo, além do reforço na contenção de encosta e iluminação pública. A comunidade conta com um Posto de Orientação Urbanística e Social (Pouso). Na Avenida 31 de Março, há 11 meses foi inaugurada a Clínica da Família Sérgio Vieira de Melo, com capacidade de atendimento de 20.700 pessoas. O mesmo espaço abriga o EDI Lily Marinho, com 150 vagas, inaugurado em junho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário